Verão chegou, hora de economizar energia.

21.06.2018

O calor do verão faz com que todos acabem mudando os hábitos nesse período em casa e no trabalho. Em casa, banhos mais longos, geladeiras que são abertas e fechadas mais vezes, ventiladores e centrais de ar ligadas mais tempo. Mas, quem não tomar cuidado, pode tomar susto na hora que a conta de energia chegar.

 

 

Por isso, a Mirante Empreendimentos traz dicas para você não desperdiçar e ainda economizar no verão. O melhor é extrair o máximo de desempenho dos eletrodomésticos gastando o mínimo. Uma sugestão é procurar usar os aparelhos fora do horário de pico (entre 18h e 21h).

Outra forma de buscar economia é comprar   estão proibidas, ou mesmo as fluorescentes, pelos modelos a LED, que são inicialmente mais caras, mas muito mais econômicas. A redução no consumo com essa opção pode atingir até 80%, com igual resultado de iluminação. Em relação a ambientes, como salas, quartos, corredores, salas de tevê, as lâmpadas podem ter uma potência menor, com mais economia.

Durante o dia, sempre que possível, deve-se aproveitar a iluminação natural com menor acionamento da luz artificial. O chuveiro elétrico e a geladeira também são grandes consumidores de energia. Cada um deles representa de 25% a 35% do valor da conta no final do mês.

É importante também desligar os aparelhos sempre que não estiverem sendo usados. Nos dias quentes, colocar o chuveiro na posição “verão” (o consumo será cerca de 30% menor). Em algumas cidades é possível até desligar o chuveiro, e tomar uma ducha para refrescar. Tomar banhos mais rápidos e desligar a torneira ao se ensaboar.

Instale a geladeira em local bem ventilado, não encostada em paredes ou móveis, longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas. Não coloque alimentos quentes na geladeira e não forre as prateleiras. Não deixe a porta aberta por muito tempo e não se esqueça de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado.

Sempre apague as luzes ao sair de um ambiente, não durma com a televisão ligada, acumule roupas para lavar e também para passar. Quando o uso do ar condicionado é inevitável, o ideal é utilizá-lo da melhor maneira possível, evitar longos períodos ligados, utilizar a função timer, deixar durante a noite por volta dos 23º, que mantém o ar numa temperatura agradável e não provoca esforço demasiado nos equipamentos. Os equipamentos de ar condicionado também possuem selo PROCEL, e é interessante que isto seja observado na compra, sempre buscando aparelhos com selo A. Mantenha os filtros do ar limpos, pois assim o motor não se esforçará mais que o ideal.

 

 

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload