Dicas e segredos para reduzir a umidade em sua casa


Com a chegada do inverno, tem que cuidar para não mofar

Quando o inverno chega, aparece umidade na casa e é uma dor de cabeça, pois precisa resolver o problema na hora. Afinal, a umidade é um dos fatores mais prejudiciais no caso de pessoas alérgicas e com problemas respiratórios, agravando a situação e dificultando a recuperação. É importante manter sua casa arejada e livre de vapores.

Embora, às vezes, possa parecer óbvio, nem todo o mundo sabe da existência de desumidificadores que podem ajudar a remover a umidade nos lares. A verdade é que existem vários tipos de desumidificadores e entre eles tem que escolher o que melhor se adapta a sua casa. Ainda assim, todos se baseiam no mesmo princípio, diminuindo a umidade relativa do ar, mas, claro, que existe outros cuidados naturais para você manter sua casa protegida.

Confira as dicas e segredos para reduzir a umidade em sua casa!

Sistema de ar condicionado

Se você possui um sistema de ar condicionado em sua casa, procure deixar ligado na função desumificador por algumas horas – todo equipamento possui esta função. Isso é importante fazer, pois o ar tira a umidade, além de ajudar sua casa ficar livre do mofo. Você não precisa fazer isso sempre, mas é aconselhável durante os dias chuvosos e quentes. Além disso, é fundamental também manter a limpeza periódica do ar condicionado.

Ventile sua casa

O banheiro é um dos principais afetados quando o assunto é a umidade. Geralmente, o teto fica escuro devido ao mofo. Outro problema são os rejuntes dos azulejos, que também podem acumular fungos. A principal forma de evitar o aparecimento desses inquilinos é ventilar o ambiente. Depois do banho, abra a janela do banheiro para sair o vapor, assim como a porta.

Com a chegada da época da chuva, a umidade fica mais presente nas casas com má ventilação, traduzindo-se em mau cheiro e água condensada por todas as partes. Por isso, o primeiro conselho manter sua casa aberta e ventilada, pois permite que o ar circule e que limpe e refresque cada espaço de sua casa, especialmente depois de fazer atividades que geram umidade como tomar banho ou cozinhar.

Esse é o lema contra a umidade. Abra as janelas da casa e deixe o ar e o sol circular pelas peças pelo menos duas vezes por semana. Assim, há menos chances da umidade se acumular e de aparecerem bolhas, mofos e manchas em sua casa. Não deixe tudo fechado por estar frio.

Para diminuir a umidade da casa, deixe portas e janelas abertas por algum tempo para ventilar os cômodos, depois feche e não abra mais para evitar a entrada de mais umidade. Esse hábito deve ser mantido nos dias mais úmidos, porém quando o tempo estiver mais seco, as janelas e portas podem permanecer abertas.

Se quiser remover a umidade da sua casa, pode por em prática um truque muito simples que consiste em pendurar a roupa em lugares abertos ou exterior. Isto porque, depois da lavagem, deixar as roupas penduradas dentro de casa, fará com que aumente muito a umidade.

Também se pode tornar útil uma secadora para evitar que a roupa úmida aumente o nível de umidade relativa dentro da sua casa. No entanto, tem que estar ciente que nem todas as peças de roupa podem ser secas desta forma.


Posts Recentes
Arquivo